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Capítulos de Livros

CARVALHO, I.C.M.; STEIL, C.A. Percepción y ambiente. Aportes para la epistemología ecológica. ESPEJEL, Benjamin Ortiz; SAMPERIO, Concepción Velasco (orgs). La percepción social del cámbio climático. Estudos y orientaciones para la educación ambiental en México. Universidad Iberoamericanda Puebla & Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales. Puebla, ISBN 9786077901365, 2012. P 16 -34.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental e a constituição de uma pedagogia cultural. In:COSTA, M. V. (org) A Educação da midia e do consumo. Rio de Janeiro, Lamparina, 2009.

CARVALHO, I. C. M. Slow atitude e capitalismo veloz: crônica de uma aceleração anunciada In:COSTA, M. V. (org) A Educação da midia e do consumo. Rio de Janeiro, Lamparina, 2009.

CARVALHO, I. C. M. ; GRÜN, Mauro ; TRAJBER, R. Introdução ao Livro Pensar o Ambiente. In: CARVALHO, I. C. M.; GRUN, M. TRAJBER, R.. (Org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. 1 ed. Brasilia(DF): MEC-SECAD/UNESCO, 2009, v. 1, p. 11-24.

CARVALHO, I. C. M. ; Sampaio, G. Hanna Arendt: natureza, história e ação humana. In: CARVALHO, I. C. M.; GRUN, M. TRAJBER, R.. (Org.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. 1a. ed. Brasilia(DF): MEC-SECAD/UNESCO, 2009, v. 1, p. 191-206.
CARVALHO, I. C. M. Invenção e auto-invenção na construção psicossocial da identidade: a experiência constitutiva do educador ambiental. In: Guimarães, Mauro (org). (Org.). Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 3 ed. Campinas(SP): Papirus, 2008, v. , p. 31-50.
CARVALHO, I. C. M. A produção de novas identidades e modalidades de ação cultural: intersecções entre ambientalismo e juventude. In: João Luis Medeiros. (Org.). Identidades em movimento; Nação, cyberespaço, ambientalismo e religião no Brasil contemporâneo. 1 ed. Porto Alegre(RS): Sulina, 2008, v. 1, p. 149-164.
CARVALHO, I. C. M. Narrated lives: contributions from an interpretative perspective for understanding the formation of an ecological self. In: Gaudiano, E. G.; Peters, M.. (Org.). Enviromental education: identity, politics and citizenship. 1a. ed. Rotterdam: sense publishers, 2008, v. 1, p. 39-53.
CARVALHO, I. C. M. A pesquisa em educação ambiental: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPED, ANPPAS e EPEA de 2001 a 2006. In: Quartiero, E. M. Sommer, L. H. (orgs). (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da região sul. 1 ed. Canoas: Editora ULBRA, 2008, v. 1, p. 213-232.
CARVALHO, I. C. M. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades culturais e a escola. In: Mello, Soraia Silva; Trajber, Rachel. (Org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental. 1 ed. Brasilia(DF): MEC/MMA/UNESCO, 2007, v. 216, p. 135-142.
STEIL, C. A. ; CARVALHO, I. C. M. ONGs: itinerários políticos e identitários. In: Grimson, Alejandro. (Org.).. (Org.). Cultura e neoliberalismo. 1 ed. Buenos Aires: Clacso, 2007, v. , p. 171-194.
CARVALHO, I. C. M. Beyond Civilization and its discontents: educating perception and the ecological cure. In: Center for Iberian and Latin American Studies.. (Org.). CILAS Working Papers. 1 ed. San Diego (California): University of San Diego, California/CILAS, 2007, v. 24, p. 10-46.
CARVALHO, I. C. M. Subjetividade e sujeito ecológico: contribuições da psicologia social para a educação ambiental. In: Guerra, A. F. e Taglieber, E.. (Org.). Educação ambiental: fundamentos, práticas e desafios. 1 ed. Itajai(SC): Editora da UNIVALI, 2007, v. Único, p. 29-36.
CARVALHO, I. C. M. O sujeito ecológico e identidade social: a juventude nas trilhas da reinvenção de si e da política. In: De Boni, Fabio. (Org.). Juventude, Cidadania e Meio Ambiente: subsídios para elaboração de políticas públicas. 1 ed. Brasilia (DF): BRASIL. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental., 2006, v. , p. 59-64.
CARVALHO, I. C. M. A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político-pedagógica. In: Loureiro, C.;Layrargues, P.;Castro, R.. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 4 ed. São Paulo(SP): Cortez Editora, 2006, v. , p. 53-66.
CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: Sato, Michele; Carvalho, Isabel C. M.. (Org.). Educação Ambiental; pesquisa e desafios. 1 ed. Porto Alegre(RS): Artmed, 2005, v. , p. 51-64.
CARVALHO, I. C. M. La production de nouvelles identités et modalités d’action culturelle dans la contemporanéité: intersections entre jeunesse et environnementalisme. In: Joao Medeiros; Jean-Marc Lavaur. (Org.). Langages, Cultures, et Identités. Réalités françaises et brésiliennes. 1 ed. Montpellier: Presses de l’Université Paul-Valéry, Montpellier, 2005, v. , p. 107-120.
CARVALHO, I. C. M.; SATO, M. Itinerários da educação ambiental: um convite a percorrê-los [Introdução]. In: Sato, M; Carvalho, I. C. M.. (Org.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. 1 ed. Porto Alegre(RS): Artmed, 2005, v. , p. 11-15.
CARVALHO, I. C. M. Análise do discurso e hermenêutica: reflexões sobre a relação estrutura-acontecimento e o conceito de interpretação. In: Galliazi, M. C. ; Freitas, J. V.. (Org.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. 1 ed. Ijui(RS): Editora Unijuí, 2005, v. , p. 201-216.
CARVALHO, I. C. M. ; GRÜN, Mauro. Hermenêutica e educação ambiental:o educador como intérprete. In: Luiz Antonio Feraro Junior. (Org.). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es). 1 ed. Brasilia(DF): Diretoria de Educação Ambiental/MMA, 2005, v. , p. 175-188.
CARVALHO, I. C. M. . Ambientalismo e juventude: o sujeito ecológico e o horizonte da ação política contemporânea. In: Novaes, Regina; Vannuchi, Paulo. (Org.). Juventude e sociedade. 1 ed. São Paulo(SP): Fundação Perseu Abramo, 2004, v. 1, p. 53-74.
CARVALHO, I. C. M. Educação, natureza e cultura ou o destino das latas. In: Sonia Zakrzevski; Valdo Barcelos. (Org.). Educação ambiental e compromisso social. 1 ed. Erexim(RS): Edifaps- Editora e Livraria, 2004, v. , p. 163-174.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação ambiental. In: Philippe Pomier Layrargues. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. 1 ed. Brasilia(DF): Edições Ministério do Meio Ambiente, 2004, v. , p. 13-24.
CARVALHO, I. C. M. Desafios e dilemas políticos dos movimentos ambientalistas. In: José da Silva Quintas. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2 ed. Brasilia(DF): Edições IBAMA, 2003, v. , p. 37-46.
CARVALHO, I. C. M. . A crise ambiental em tempos de globalizaçao. In: José da Silva Quintas. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2 ed. Brasilia(DF): Edições IBAMA, 2003, v. , p. 141-152.
CARVALHO, I. C. M. Linea de dignidad: un marco para una sociedad sustentable. In: Aedo, Maria Paz; Larrain, Sara. (Org.). Linea de Dignidad; desafuos sociales para la sustentabilidad. 1 ed. Santiago (Chile): Programa Cono Sur Sustentable, 2003, v. , p. 77-88.
CARVALHO, I. C. M. . Os sentidos do ambiental: a contribuição da hermenêutica à pedagogia da complexidade. In: Enrique Leff. (Org.). A complexidade ambiental. 1 ed. São Paulo(SP), Blumenau(SC): Cortez e EDIFURB, 2003, v. , p. 99-120.
CARVALHO, I. C. M. Desafios e dilemas políticos das lutas e movimentos ambientais. In: J. S. Quintas. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 1 ed. Brasília: Edições IBAMA, 2002, v. 1, p. 37-46.
CARVALHO, I. C. M. A crise ambiental em tempos de globalização: implicações para gestão. In: Quintas, J. S.. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 1 ed. Brasília(DF): Edições IBAMA, 2002, v. 1, p. 141-152.
CARVALHO, I. C. M. O ambiental como valor substantivo: uma reflexão sobre a identidade da educação ambiental. In: Sauvé, L.; Orellana, I.; Sato, M.. (Org.). Sujets choisis en éducation relative à l’environment / Textos escogidos en educación ambiental / Textos escolhidos em educação ambiental. 1 ed. Montréal: Les publications ERE-UQAM, 2002, v. 2, p. 85-90.
CARVALHO, I. C. M. A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político-pedagógica. In: Loureiro, C. F. B., Layrargues, P. P. e Castro, R. S. de. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 2 ed. Sao Paulo(SP): Cortez Editora, 2002, v. , p. 53-66.
CARVALHO, I. C. M. Los sentidos de lo ambiental: la contribución de la hermenéutica a la pedagogía de la complejidad. In: Leff, E.. (Org.). La complejidad Ambiental. 1 ed. México: Siglo Veintiuno Editores / PNUMA / UNAM, 2000, v. 1, p. 85-105.
CARVALHO, I. C. M. As transformações na cultura e o debate ecológico: desafios políticos para a educação ambiental. In: Reigota, M.; Barcelos, W.; Noal, F.. (Org.). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. 1 ed. Santa Cruz do Sul (RS): EDUNISC, 1998, v. 1, p. 113-126.